29.6.14

como o bom capitalista salva um pobre agricultor desesperado.... numa quinta, provavelmente bem perto de si!

uma vez ouvi uma historia de como os "bons" capitalistas amigos do portas, tipo os sonaes e afins, conseguem fazer "excelentes" negocios...

1º falam com um agricultor, que tem o seu sustento, o seu escoamento os seus melhores ou piores negocios e propõem-lhe algo tipo:
- tu cagas em ir para o mercado, e começas a produzir exclusivamente para nós! mas pá! caga la na variedade, que o que nos queremos neste momento são apenas BATATAS!
E Claro, o agricultor fica todo contente... "ui... so batatas, receber guito a fazer so uma coisa, e sem ter que me levantar as 5 da madrugada para ir meter as coisas ao mercado?!?!?! altamente! vamos nessa!

2º durante um tempo (uns anitos) a coisa ate vai funcionando! vai recebendo uns piscares de olhos que "devia investir ai num sistema mais moderno de rega mija-a-mija... devia pedir ai um emprestimozito que lhe ia fazer render mto mais a produção"... e o agricultor, contente da vida, começa a salivar-se.... "se isto ate tá bom, imagina se ainda ficar melhor"!

3º - num ano qualquer, viram-se para TODOS os agricultores com quem fizeram este "negocio" e dizem-lhes (um a um, para não haver mto alarido)
- epá! este ano ha excesso de batata, por isso so te vamos comprar a produção, por 1/100 do seu valor! temos pena... são as leis de mercado!
e nesse ano, quase automaticamente o agricultor que ate se tinha endividado para comprar o "sistema de rega" e sem ja ter o "andamento" que tinha para ir escoar as suas batatas (ja que nem produz mais nada!) para o mercado, vÊ-se numa situação de - TOU COMPLETAMENTE FODIDO!....

4º - mas heis que aparece o super-capitalista com o seu fato dourado cintilante e tem uma solução milagrosa para salvar a "vida" do agricultor"...
- pois é meu caro! tu tas completamente fodido, que não tens guito nem para pagares a divida, nem para manteres o terreno, nem para te sustentares a ti, as pessoas que trabalham, nem á familia, nem á agua, luz, bla bla bla.... mas NÓS (ate podia ser o dos telefones) TEMOS A SOLUÇÃO!.... compramos-te a quinta por meia duzia de euros, que te vai permitir abrir falenncia tecnica no fisco, mas como ate somos bonzinhos e te curtimos, vamos deixar-te na tua ex-quinta a trabalhar para nós! claro que com algumas condições! vais tar a receber o ordenado minimo, a recibos verdes, que claro está, tens que entrar á experiencia, porque não sabemos o que tu percebes de agricultura, e prontes...... tá tudo fixe, fica tudo resolvido, e tu ainda vais conseguir comer.... ve la é se não é DAS NOSSAS BATATAS, que nós não queremos que os empregados se habituem a comer á nossa custa!

Sem comentários: